sexta-feira, 4 de julho de 2008

Roaming Internacional

Esse post é mais um desabafo.... todos sabemos que celular já não é barato, e que usá-lo no exterior através de roaming internacional torna-o ainda mais caro. Mesmo assim, resolvi levá-lo na Suécia para que ficasse mais fácil de falarem comigo usando meu número do Brasil, sem eu ter que ficar divulgando pra todo mundo meu número de telefone sueco.

Ou seja, seria um celular apenas para receber ligações no exterior, em algumas raras ocasiões. Ou seja, só para deixá-lo ligado.... para qualquer outro uso, tinha meu SkypePhone que eu adquiri em Estocolmo, que eu comentei num post bem antigo.....

Então, deixei meu celular ligado. Carregava-o direitinho, vez ou outra ele tocava, e foi bom estar comigo. O valor não foi excessivo.

Mas, quando recebi a conta da Claro, qual não foi minha surpresa ao receber um cobrança de R$ 212,00 e de R$ 641,20 referente ao uso de dados GPRS referente aos meses de junho e maio e abril. GPRS é usado para acessar a internet.

Mas antes tivesse usado.... NUNCA usei meu celular para acessar site ou qualquer outro recurso da internet no exterior. Eu desliguei qualquer acesso de sincronização de emails, e mesmo assim tive cobrado na minha conta acessos GPRS diários e praticamente periódicos, conforme um relatório que a Claro me passou.

Reclamei com a Claro, que apenas disse que recebeu as informações da operadora conforme o relatório que me passaram, e estão cobrando. Reclamei na Anatel, que me fisse que a Claro recebeu o relatório e estava me cobrando, e me mandaram entrar em contato com a Vodafone (ou Telenor) no exterior para obter o log dos acessos, já que a Anatel e a Claro não poderiam fazer nada. Falando com a Telenor, eles disseram que esses logs não são fornecidos nem mesmo para os suecos....

Ou seja: não usei, e não tenho como saber o que foi usado ou acessado.

E daí, a gente fica sem saber o que fazer nem pra onde correr... vou ainda tentar o Procon...

Nenhum comentário: