sexta-feira, 4 de julho de 2008

Ingrid Betancourt

Quando eu estive em Paris, num dos lugares em que eu fui, havia um grande outdoor num ponto bem localizado numa praça, com uma grande foto de Ingrid Betancourt e um texto dizendo mais ou menos o seguinte: XYZ dias sem Ingrid Betancourt, clamando a um diálogo com as FARC.

Infelizmente não estou com a foto para postar junto com esse texto. [Gaby, me manda a foto :) ]

Para quem não sabe, a Ingrid Betancourt foi candidata a presidente da Colômbia e foi seqüestrada pelas FARC seis anos atrás, tendo sido mantida em cativeiro até esse momento. E daí várias pessoas começam a pregar a velha história do diálogo com forças terroristas para a libertação dos reféns. A velha história do diálogo que supõe que terroristas, narcotraficantes ou grupos radicais são grandes representantes das deficiências sociais e econômicas e que devem ser tratados com delicadeza e não com força bruta, com a força do Estado, com a força da Democracia.

É importantíssimo para a América Latina termos um líder como Álvaro Uribe que soube por as coisas no seu devido lugar e aplicar as leis do Estado e sua força para procurar derrotar grupos armados e terroristas que só querem desestabilizar a democracia e impor a sua vontade. Que a vitória da Colômbia, em breve, signifique para toda a região que viver nas regras da lei e da democracia são essenciais, e que não deixem líderes locais, principalmente esquerdistas, a querer acabar com o brilho de um sistema que apesar de suas deficiências, permite que todos tenham sua voz, que todos digam o que pensam e que juntos, possamos caminhar para um futuro cada vez melhor.

Nenhum comentário: