segunda-feira, 21 de abril de 2008

Primeiro dia na Suécia

Ontem cheguei aqui na Suécia. Foi bastante rápida a forma como tudo aconteceu. Uma empresa de Campinas achou meu perfil no Linkedin, conversamos, e em menos de uma semana já tinhamos acertado minha mudança de emprego e a possibilidade de ficar três meses aqui na Europa, mais precisamente na Suécia, atuando como arquiteto de desenvolvimento numa empresa de telecom.

Então esse é o pano de fundo para entender como vim parar aqui na Suécia. Três semanas atrás nem imaginava que eu poderia estar aqui em Estocolmo. Aliás, a Suécia em si nem me passava pela cabeça. E estou.....

Viajei no sábado para cá. Saí de Guarulhos as 18:20, cheguei em Frankfurt as 10:00 mais ou menos. Aliás, que aeroporto chato é esse de Frankfurt..... Daí quase perdi minha conexão para Estocolmo. Por sorte, deu tudo certo.

Minha primeira aventura aqui na Suécia foi pegar o trem Arlanda-Estocolmo, que sai do aeroporto e vai até o centro da cidade. A viagem leva mais ou menos 20 minutos, e custa 220 SEK (que dá mais ou menos R$ 61,60). Achei legal que esse trem chegou a uns 185 Km/hora, tem um espaço no vagão para deixar a mala, e os anúncios que passam na TV são em sueco e em inglês.

Chegando no centro da cidade, na estação Central, tive um trabalhão para entender como pegar o metrô. Procurei guia de turismo, só achei um computador que não respondia o que eu queria saber :) Muitissimo trabalho.... mas consegui....

Dai tentei, andei, andei, e andei, até descobrir como pegar o tal do metrô. Levei realmente um tempão. O metrô aqui depende de quantos trens você vai pegar, mas o preço mais barato, para um adulto, é 30 SEK ou R$ 8,34 --> caro né? Existem opções mais baratas, tipo cartões múltiplos e tal, que devo comprar.

Desci numa estação chamada Mindorsgraven. Andei muito, me perdi. Mesmo seguindo o mapa do Google Maps, me atrapalhei um monte. Do tipo, achar que era um caminho, andar uma rua enorme, e só depois chegar onde quer. Demorei uma hora pra achar o hotel - algo que eu deveria ter levado só vinte minutos. Aliás, o hotel em que passarei os primeiros dias - http://www.hotelattache.se/

Daí fiquei no hotel. A primeira coisa que fiz, claro, foi tentar falar com a Gaby :)
Ainda bem que o Skype funcionou direitinho. Estava com muitas saudades dela. Vou ficar um mês todinho sem vê-la..... E a internet tenho que pagar do meu próprio bolso... fazer o quê.... aqui no hotel custa 60 SEK por doze horas de uso.

E por fim, jantei no hotel. Pena nao ter a foto. Eu pedi uma lasanha a bolonhesa, e o que comi foi algo muito parecido com um quibe gigante :) Daí tentei dormir, não consegui, apesar do cansaço. Só dormi mais ou menos 1:00 da manhã. Que é 19:00 ai no Brasil.

Um comentário:

Gabriela Consoline disse...

Nossa que dia em Meu amor..

.. Que bom que deu tudo certo..

Estou muito feliz com esta oportunidade que Deus está lhe dando... Aproveite

Te amo muito.. muito..